sábado, 7 de março de 2015

VC4 Entrevista - Luciana Haguiara

Ainda em homenagem ao dia internacional da mulher, entrevistamos Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO, em São Paulo.
Luciana nos mostrou que publicidade também é coisa de mulher e, que vale a pena correr atrás dos seus sonhos.
Confira:



VC4 - Por que você escolheu a área de publicidade?
Luciana - Escolhi publicidade, porque era uma maneira de ter contato com todo tipo de informação, estar sempre aprendendo algo diferente, ter que buscar novas referências o tempo inteiro para tentar fazer um trabalho inovador e criativo.

VC4 - Como você começou sua trajetória profissional? Conta pra gente um pouco mais da sua história.
Luciana - Comecei fazendo estágio em uma grande agência e passei por todos os departamentos antes de chegar na criação. Esse processo foi muito importante, porque você precisa saber como a máquina funciona, entender todo o processo, antes de resolver em qual área você vai apostar suas fichas.
Escolhi a criação e comecei como redatora de off-line. Em 2001, mudei para o digital, porque fiquei absolutamente apaixonada pela infinidade de possibilidades e pela constante evolução do meio.

VC4 - Quais as agências que você já trabalhou?
Luciana - Comecei na JWT, Publicis, Olgilvy e estou há dez anos na AlmapBBDO.

VC4 - Sobre o seu trabalho, como é ser diretora de criação digital?
Luciana - É uma loucura. Aqui na agência trabalho com praticamente todas as contas que, cada vez mais, querem estar com suas marcas presentes no ambiente digital. Minha função é coordenar o time de criação para que esse trabalho saia impecável, inovador e que cumpra com seus respectivos objetivos. Tem a parte divertida, de sentar com os criativos ouvir ideias, escolher, dar pitacos e as vezes criar junto, mas também tem a parte “burocrática” de coordenar uma orquestra que envolve pessoas, salários, clientes, faturamento, produção, etc.

VC4 - Como você vê a transição entre a publicidade tradicional e a publicidade online?
Luciana - Acho que transição não é o melhor termo. Temos espaço para todas as disciplinas e nada vai morrer. O que existe são novas possibilidades que não param mais de aparecer.

VC4 - O que te inspira a continuar na área da publicidade?
Luciana - Seja qual for a profissão que escolher, se você realmente gosta do que faz, vai sempre querer evoluir, aprender coisas novas.

VC4 - Queremos conhecer mais sobre você: Quais livros, filmes e bandas favoritas?
Luciana - É fato: não vejo TV aberta e quase nem vejo mais TV a cabo. Consumo todos os seriados do Netflix vorazmente, leio qualquer coisa que cair na minha mão, até bula de remédio. Música é trilha sonora, então tudo tem o momento certo. Só não tenho tempo nenhum pra sertanejo universitário e pagode, o resto todo é bem-vindo.

VC4 - Você vê diferença entre o trabalho do homem e da mulher no mercado da propaganda? Qual?
Luciana - A quantidade de homens na criação é brutalmente maior do que a de mulheres e esse fenômeno não acontece só no Brasil. Tenho algumas teorias, mas a verdade é que a conta não fecha, não consigo chegar a uma conclusão plausível. A única coisa que posso dizer é: meninas, penas para que te quero!

VC4 - Que recado você gostaria de dar a nova geração publicitária.
Luciana - Seja lá o que você quiser fazer da vida, lembre-se de que existem duas opções: fazer algo pra valer ou ter apenas um emprego. Conseguir um trabalho é fácil, mas se manter num trabalho e evoluir exige que você ame de verdade o que faz. Por isso, se você quer trabalhar em propaganda, pergunto: Você tem noção de que, se quiser ser um criativo em propaganda, vai ter que estudar tudo o que já foi feito? E olha que hoje em dia não tem só filme e print, há incontáveis formatos diferentes. Se você escolher ser diretor de arte, jura que vai cuidar de cada pixel do seu layout? Se for redator, jura que vai ler muito, mas muito mesmo, vai respeitar, amar e honrar nossas regras ortográficas e gramaticais? Vai assistir a filmes analisando a edição? Vai se encantar com a tecnologia e entender que ela não é a ideia (a não ser que você queira trabalhar no Silicon Valley) e quanto mais escondida ela estiver, melhor? Está sabendo que propaganda não é só ter uma ideia que você acha brilhante e pronto? Que depois de ter quebrado a cabeça, vem um trabalho gigantesco para executar a tal ideia e que o sucesso dela está nos detalhes? Está a fim de resolver problemas que não são seus, maravilhosamente bem? Não vai entrar em crise existencial e ter vergonha de ser publicitário, né? Nunca, mesmo? Nem vai entrar achando que a vida em uma agência é puro glamour, que é fácil e que você nasceu pra ganhar prêmios? Você está disposto a colocar o seu máximo em qualquer tipo de serviço, mesmo que seja um banner para celular ou um texto de 90 caracteres para um post no Facebook? Você promete se dedicar apaixonadamente à sua profissão?
Então, pode casar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário