sexta-feira, 6 de março de 2015

VC4 Entrevista - Anne Caroline Barbosa

Hoje o VC4 Entrevista está mais que especial.
Como domingo (08) é o dia internacional da mulher, resolvemos mostrar que elas estão presente em tudo, inclusive em administração de empresas.
Entrevistamos Anne Barbosa, coordenadora de operações na ACIJS. Assim como muitas mulheres, Anne merece nossa admiração.
Confira:



VC4 - Qual é a sua formação?
Anne - Administração de Empresas

VC4 - Porque escolheu essa área?  
Anne - Pela abrangência do conhecimento que a área oferece. Um administrador precisa estar sempre atento as novidades do mercado, precisa ter criatividade e influenciar pessoas.

VC4 - Como você começou sua trajetória profissional? Conta pra gente um pouco da sua história.
Anne - Trabalho desde muito cedo, fazendo marketing promocional e outros free lances. Após entrar na faculdade consegui um estágio em um Hospital na cidade onde morava (Campinas SP). Foi lá que realmente comecei minha vida profissional, atuei por 7 anos, pude conhecer várias áreas e experimentei na prática os conceitos de administração. Quando cheguei em Jaraguá do Sul, participei do processo seletivo para uma vaga na consultoria de Núcleos Setoriais da ACIJS. E para minha alegria estas portas se abriram para mim.

VC4 - Nos fale um pouco sobre o seu trabalho na ACIJS. 
Anne - Como consultora de Núcleos Setoriais, pude conhecer a cultura da cidade e fazer grandes amigos. Me especializei em Planejamento Estratégico e fui desenvolvendo minha liderança. Entender os valores associativistas e multiplica-los, fizeram com que eu me apaixonasse pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul. Ressalto que nesta ocasião, tive grandes líderes mulheres que me orientaram e direcionaram. Trabalhar neste ambiente empreendedor e  fomentador me abriram muitas outras oportunidades, como o de trabalhar com os projetos estratégicos da ACIJS. Desenvolver a comunicação da Entidade, trabalhar ao lado de empresários renomados. Aprender com a experiência destas pessoas, e os valores que carregam e fazem com que estas dispensem tempo para buscar a melhoria da cidade de Jaraguá do Sul e para o seu povo, é único.  Tudo isso me ensinou e me trouxe até aqui. Hoje atuo como Coordenadora de Operações, temos grandes desafios mas são eles que me norteiam e me estimulam para estar aqui.

VC4 - Como você vê a mulher no mercado de trabalho nos dias de hoje?
Anne - A mulher já é maioria, é dinâmica, têm bom humor, mas tem um preço também, apesar de estarmos “dominando o mercado de trabalho”, ainda temos a responsabilidade pelo lar, pelos filhos, casamento e não é nada fácil. Ainda há de se trabalhar pela igualdade entre os gêneros, sem perder a ternura é claro.

VC4 - Sabemos que você tem filhos, o que exige muita responsabilidade e dedicação. Como você consegue administrar seu tempo para conciliar trabalho, casa e - família?
Anne - Loucura, loucura, loucura... É ilusão achar que todas estas frentes são administráveis. Procuro estar presente, procuro priorizar meu tempo, mas confesso que exige bastante dedicação e paciência, mas a Amélia que era mulher de verdade....

VC4 - Tem alguma dica que você gostaria de dar para as mulheres que estão iniciando agora uma vida profissional?
Anne - Estudar, começar do começo, ou seja, para você conseguir galgar posições na sua vida profissional é preciso começar  da base, conhecer os processos, entender a filosofia da empresa para a qual trabalha e acima de tudo fazer as coisas com amor e buscar ser sempre o melhor, mesmo na dificuldade, pois são nestas ocasiões é que notamos os grandes profissionais. E parafraseando Stalimir Vieira “Em mar calmo não se forma bons marinheiros”.



Anne e sua família
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário