sexta-feira, 13 de abril de 2012

Menina do cabelo azul expulsa de colégio estrela campanha sobre liberdade de expressão



Revista Making Of - Comunicacao, Publicidade, Propaganda, Marketing, Entretenimento, Cultura, Eventos, Vaga de Emprego e Web em Santa Catarina


Há algumas semanas um fato local em Minas Gerais repercutiu nacionalmente: a estudante de 16 anos, Bell Diamantino, foi proibida de frequentar o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, o mais tradicional da cidade de Uberaba, por ter pintado seu cabelo de azul, sob alegação de sua imagem estar fora dos padrões pré-estabelecidos pelo regimento interno do colégio. A história saiu em todos os jornais locais, ganhou repercussão no Facebook, manifestações públicas em frente à escola e logo foi parar na capa do G1, UOL e em vários points da blogosfera. 
A agência de propaganda Futura P, sediada na mesma cidade, atende à regional uberabense da Algar Telecom, empresa detentora da CTBC, operadora de telecomunicações da região e líder em telefonia fixa. Com a diretriz de aproximar sua comunicação dos jovens, o caso surgiu como uma excelente oportunidade. 
A agência intermediou o contato com a jovem que foi presenteada pela Algar Telecom com um tablet e um ano de plano grátis para se expressar livremente. Este conceito foi parar em outdoors com modelos de cabelos coloridos ao lado do título: "Aqui, você tem toda liberdade pra se expressar", divulgando o institucional casado à promoção da Rede Jovem CTBC, um pacote que une SMS, internet e ligações ilimitadas por um valor mínimo de R$ 15,00 ao mês. 
Rapidamente, a campanha ganhou repercussão e engajamento tão grande ou maior que o próprio fato, viralizando regionalmente no Facebook, recebendo apoio dos usuários e com fotos da campanha nas ruas tiradas espontaneamente e postadas no mural da estudante. 
Numa última ação, um depoimento em vídeo da própria Isabella foi postado no Youtube com o título: Menina do cabelo azul fala primeira vez. Em 3 horas, foram 200 visualizações. Na manhã seguinte, 733 views. Hoje, está em torno de 1.120. Nacionalmente, estes números podem expressar pouco, mas para a região que ainda engatinha no engajamento viral, isto representam muito. Além do resultado institucional, a regional da Algar Telecom em Uberaba já colhe números superiores a outras praças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário