As redes sociais devem ser vistas como mais uma “tendência” ou como algo inovador, algo que vai além do que os números do ROI podem nos mostrar?
Apesar de ser um assunto polêmico e ter dois focos totalmente diferentes, existe uma grande discussão sobre qual a finalidade das redes sociais, o que deve ser feito e quais resultados elas podem proporcionar.
Quem trabalha com marketing afirma que o objetivo final de qualquer ação sempre é a venda. Devemos destacar que o comportamento dos usuários nas redes sociais, varia entre conhecer novos amigos, compartilhar experiências, curtir novidades e não apenas comprar produtos. Mas será que fica claro para o cliente que o marketing nas redes sociais não é a melhor opção para venda em curto prazo?
Esse assunto é tão complicado que até mesmo dentro de uma agência existe a discussão sobre os dois lados desta “moeda”. O atendimento vende uma “formula mágica” para o cliente e cobra o que “não existe” do planejamento. Por outro lado, o planejamento pensa não só no retorno sobre o investimento, como principalmente na interação com os usuários, já que a aprovação e engajamento deles é algo crucial para o sucesso de qualquer campanha nas redes sociais.
Não adianta vender peixe por tubarão e depois cobrar algo que não existe
Estar nas redes sociais é tão importante como ter um site, pois dos 74 milhões de internautas que o Brasil possui, cerca de 34 milhões passam aproximadamente 5 horas por semana navegando nas redes sociais. Esses números realmente impressionam, mas infelizmente passam uma ideia não muito real, ou melhor dizendo, destorcida da realidade.
O que deveria ficar claro para a empresa que vê as redes sociais como uma “oportunidade de ficar rico da noite para o dia” é que grande parte desses usuários não estão lá para comprar seus produtos e indicar sua empresa para seus amigos. Para conquistar eles é preciso fazer muito mais do que dar um desconto em sua loja.
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