No VC4 Entrevista de hoje, nós conversamos com a Ana Maria Nubié que é formada em Administração de Empresas e uma das fundadoras da indústria de marketing digital no Brasil. No site Meio e Mensagem, ela é colunista convidada e escreve para a seção Ponto de Vista.
VC4 – Você é formada em administração de empresas e iniciou seus estudas na área de direito. Me conte um pouco mais sobre sua formação.
Ana – Sou formada
em Administração de Empresas pela FGV SP e, simultaneamente, estudei dois anos
de direito na USP. Sempre quis ser uma executiva desde muito jovem e minha
primeira opção foi a FGV. Entrei na USP em direito, pois considerava uma
carreira alternativa, caso eu não gostasse ou não visse futuro na
administração. Como isso não aconteceu, não dei continuidade à carreira no
direito.
VC4 – Após
concluir sua graduação você iniciou uma pós-graduação. Foram longos anos em
sala. Você diria que é uma pessoa que adora o ambiente de sala de aula?
Ana – Eu fiz
minha pós-graduação em administração na FGV, dois anos após terminar minha faculdade. O
motivo original para iniciar a minha pós-graduação foi porque eu queria mudar
de emprego e achava que voltar à universidade reativaria minha network e me
daria novas oportunidades. Isso efetivamente aconteceu e consegui um novo
emprego.
VC4 – Toda
carreira tem um início. Como foi o seu primeiro emprego?
Ana – Comecei a
me envolver com publicidade em 1991 na Casa do Pão de Queijo na área de
Marketing. Essa foi a oportunidade que consegui na pós-graduação da FGV. Nessa
época me tornei gerente de Franchising. Mas meu primeiro estágio foi num banco
europeu, ainda na faculdade, em 1988. Eu trabalhava na área financeira do
departamento de Leasing.
VC4 – Você foi
uma das fundadoras da indústria de marketing digital no Brasil. Mas como se iniciou sua relação com o marketing digital?
Ana – Em 1991 fui
trabalhar em uma empresa chamada Midialog, pertencente a um grupo de agências
de propaganda chamado Propeg. Essa era uma das primeiras empresas de
multimídia do Brasil e cheguei a ela através da indicação do meu nome, feita por
uma antiga colega de trabalho, ao presidente e sócio da empresa. Nessa empresa
fui contratada como diretora de atendimento e depois de cinco anos me tornei
sócia. Em 2002, a empresa passou a se chamar AgênciaClick.
VC4 – E
sobre o curso que você fez na Hyper Island, como foi estudar em uma das mais
renomadas instituições de mídias digitais do mundo?
Ana – Conheci o curso por indicação de amigos e através do Meio e Mensagem. O curso que fiz foi a Master Class Brasil no ano passado. Hoje pertenço ao Advisory Board do Hyper Island Brasil.
VC4 – Como surgiu a oportunidade de escrever no site Meio e Mensagem?
Ana – Conheci o curso por indicação de amigos e através do Meio e Mensagem. O curso que fiz foi a Master Class Brasil no ano passado. Hoje pertenço ao Advisory Board do Hyper Island Brasil.
VC4 – Como surgiu a oportunidade de escrever no site Meio e Mensagem?
Ana – Fui
convidada para ser colunista pelos editores do jornal, por conta da minha
experiência no mercado publicitário, particularmente em relação ao universo
digital.
VC4 – No site
Meio e Mensagem você tem uma coluna na seção Ponto de Vista. Nos seus textos,
muito se fala sobre a falta de conhecimento das empresas brasileiras no meio
digital. O que você acha que precisa mudar para que essas empresa saibam
explorar mais esse meio?
Ana –
O universo digital é complexo. Envolve a integração de conhecimentos de
comunicação, tecnologia, ciência sociais e matemáticas. Os executivos devem ter
consciência de que o estudo e o aprendizado são necessidades constantes e não
dá para parar de aprender nem achar que já sabe tudo ou que conhece todas as
fontes. É preciso estudar, se interessar e estar sempre aberto a novos
interlocutores.
VC4 – O que te
inspira na realização dos seus projetos?
Ana – Meu
propósito é contribuir para o desenvolvimento de negócios no universo da
comunicação de forma criativa, inovadora e ética. Esse desafio me motiva.
VC4 – O mercado
de trabalho está cada vez mais competitivo. Na sua opinião, quais
especializações alguém que está iniciando no meio publicitário precisa
adquirir?
Ana – Não existem especializações. Sinceramente acho que
esse é um conceito ultrapassado.
Acho que os estudantes devem observar o mundo dos negócios e
como ele opera e dentro disso como desejam participar do jogo.
A partir daí devem buscar o que estudar, sempre se lembrando
que esse estudo se estenderá por toda a sua vida. A evolução é contínua.
Se a alguém aborrece a ideia de estudar um assunto pelo
resto da sua vida, essa pessoa deve escolher uma profissão que não envolva
aquele tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário