segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cenp debate houses e promocionais

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Barsotti esclarece posição do Cenp em relação a house agencies e certificação para promocionais
Crédito: Divulgação
Em reunião com dirigentes de agências e veículos do mercado regional, no Encontro de Lideranças Regionais que está sendo realizado na cidade de Campo Grande, Caio Barsotti, presidente do Comitê Executivo de Normas-Padrão (Cenp), apresentou esclarecimentos sobre a atuação do órgão.
Entre os temas discutidos esteve a veiculação de anúncios por house agencies de anunciantes. Barsoti, explica que o objetivo do Cenp não é obrigar os veículos a não aceitarem esse tipo de prática, mas sim informar como uma agência certificada pelo conselho pode oferecer muito mais retorno estratégico para esses veículos.
Outra questão que entrou em debate foi a certificação das agências promocionais. Barsotti frisou as diferenças do modelo de certificação ofertada a agências full service e especializadas. "Para uma ação específica, com período determinado para acabar, o Cenp oferece a certificação para promocionais", esclarece. Recentemente, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) abriu espaço em seu encontro nacional para ouvir reclamações de que alguns abusos estariam sendo cometidos. Haveria casos Brasil afora de especializadas comprando mídia para outras ações, e inclusive em licitações públicas.
Barsotti aproveitou para dar um panorama histórico sobre os 10 anos de atuação do Cenp. O comitê já certificou 2.519 agências, das 11.300 que já solicitaram o documento. Ele sinaliza ainda a exportação das normas para outros países emergentes. “O conselho realizou uma pesquisa que mostra o que Brasil é o único País que possui uma entidade com leis para certificar e regularizar a atividade publicitária. Soubemos aproveitar um momento histórico para conseguir formar modelos de atuação. Se tivéssemos tempo poderíamos exportar nossas normas para países emergentes, mas ainda não conseguimos", afirma.

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