Qual é sua primeira reação quando encontra um amigo: Você cumprimenta e pergunta como vai a vida ou simplesmente oferece o produto de sua empresa? Parece óbvio, mas muitas empresas ainda não entenderam a "moral" das redes sociais e como devem interagir com seus "amigos", quer dizer, com seus clientes. Apesar de serem abertas para empresas, as redes sociais devem ser vistas como um encontro entre amigos ou até mesmo um happy hour, onde você vai conversar, curtir, compartilhar ideias e quem sabe até, fazer um network. Antes de fazer um merchan, pense como se fosse um usuário. Dos 74 milhões de internautas que o Brasil possui, aproximadamente 37 milhões estão nas redes sociais. Estar entre esse grande número de "clientes potencias" é importante para qualquer empresa, pois além de fixar e melhorar o engajamento de sua marca, pesquisas recentes comprovam que os usuários compram mais produtos em lojas que conhecem nas redes sociais. Por outro lado, o que as empresas não entendem, é que as pessoas estão ali para reencontrar e conhecer amigos, curtir momentos interessantes, compartilhar experiencias e não apenas para comprar seus produtos, até porque a grande maioria só curte uma marca após a indicação de um amigo. Usuários são pessoas e gostam de ser tratados de forma exclusiva Muitas vezes os números e jargões da internet acabam tirando o foco da realidade, pois apesar de o Brasil ter 37 milhões de internautas ativos nas redes sociais e ser possível rentabilizar o seu negócio, não podemos esquecer um dos principais fatores, usuários são pessoas, e pessoas gostam de se sentir importante e ser tratadas de forma exclusiva. Pense como se fosse um usuário e curta o resultado Antes de fazer qualquer outra coisa, pense como se fosse um usuário e o que te levaria a curtir determinados assuntos. Imagine uma bela manhã de sol e você andando pela rua, quando de repente encontra um velho amigo dono de uma empresa. Imagine se ao invés de lhe cumprimentar, ele seja abusivo e tente vender seu produto sem ao menos te dar bom dia. Você realmente ia curtir? O problema não está no produto, mas sim, no que você faz para vendê-lo Infelizmente é muito comum ver empresas optando por uma linha de conteúdo formal nas redes sociais e focar apenas na divulgação de seus produtos, como se todos estivessem ali esperando para comprá-los. A grande maioria dos usuários acaba "ignorando" a empresa, que ao invés de produzir conteúdo interessante pensam que esse tipo de interação vai fazer milagre, mas acabam prejudicando ainda mais o engajamento e fixação da marca. A partir do momento que as empresas entenderem que por trás de cada curtida existe uma pessoa e não apenas um cliente, que é preciso ser educado e dar "bom dia", tratar cada usuário como se fosse um amigo, produzir conteúdo interessante e não apenas vender o seu produto, certamente o engajamento e fidelização da marca será apenas questão de tempo e mais um motivo para comemorar. |
quarta-feira, 4 de abril de 2012
As empresas e o outro lado das redes sociais
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