sexta-feira, 10 de abril de 2015

VC4 Entrevista - Dulce Piratininga

Hoje o VC4 entrevista foi com a Dulce Piratininga, que atua há quatro anos no setor de recursos humanos da Adag Comunicação. Ela trouxe dicas valiosas para quem está iniciando a vida profissional. Vale a pena conferir.


VC4 – Há quanto tempo você está no ramo de recursos humanos?
Dulce: Há 25 anos

VC4 – Qual é a sua área de formação?
Dulce: Sou formada em Pedagogia, Pedagogia corporativa, Andragogia, e Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

VC4 – Você aplica treinamentos de Coaching?
Dulce: Aplico em diversas situações, como em treinamentos, no programa de estágio e no dia-a-dia com os colaboradores. Trata-se de um campo muito fértil.

VC4 – E como funciona o programa de estágios na empresa? O que você considera fundamental que um estagiário tenha para preencher a vaga?
Dulce: Normalmente o estagiário não tem experiência profissional, então é importante que ele possua alguma experiência acadêmica e esteja cursando o segundo ou terceiro semestre. Depois é importante que ele tenha tendência para alguma coisa. Caso ele ainda não tenha descoberto a sua tendência, eu aplico o Coaching para identificar as habilidades do candidato.

VC4 – Qual é o método de Coaching que você utiliza para identificar as habilidades?
Dulce: Existem vários. Tenho a Roda Vida, onde trabalho cadeias de pontos fortes e pontos a melhorar e também trabalho muito com a autopercepção. Depois de identificados os pontos fortes, o estagiário pode escolher a área para qual será direcionado.

VC4 – Este trabalho também é aplicado nos profissionais especializados?
Dulce: Sim. Eu sou um instrumento para que a pessoa consiga ter um trabalho de percepção dela mesma e de seus objetivos, para isso eu recorro a uma infinidade de recursos.

VC4 – Muitos dizem que esse treinamento é emocionante, como foi para você viver a experiência durante o Coaching?
Dulce: É desafiador e fascinante. Você revê questões suas tanto profissionais quanto pessoais.  Depois é muito estudo, muito conteúdo, outros módulos e especializações. Parece que não acaba.

VC4 – Você acha importante que todos busquem a orientação de um Coaching?
Dulce: Não. “Todos” é muita gente (risos). Acho importante para aqueles que estão passando por um momento de transição e que sentem a necessidade de uma ajuda.

VC4 – O que tem te motivado na vida?
Dulce: A vida simples, a família. Estar em constante desafio no trabalho, olhar para o mundo e ver onde posso fazer a diferença.

VC4 – Você gostaria de deixar algum recado para os jovens que estão iniciando a vida de adulto?
Dulce: Que estejam sempre de olhos abertos, com a mente aberta, que sejam tolerantes e inovadores. O mundo precisa disso. As experiências tem que ser cumulativas para se tornar uma pessoa íntegra e de valor. Hoje falta ética e isso tem que vir de berço, profissional e da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário