quinta-feira, 23 de abril de 2015

VC4 Entrevista - Fabio Araujo

Hoje o VC4 Entrevista é com Fabio Araujo, designer brasileiro que vive em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Araújo contou pra gente um pouco sobre a sua trajetória, que inspira e demostra como sempre há tempo de correr atrás daquilo que se gosta. Veja:





































VC4 - Você está no UAE há quanto tempo?
Fabio - Vim para cá em 2013, estou aqui há um ano e nove meses. Tive que verificar, porque já tinha até perdido as contas. Rsrs

VC4 Conta pra gente um pouco sobre sua formação e experiência profissional
Fabio - Eu trabalhava com logística, mas aos 28 anos resolvi deixar essa área para ingressar na faculdade de Design Gráfico. Como eu era o mais velho da minha turma, resolvi correr atrás, comecei a "fuçar" programas e procurar referências. Nas horas vagas dedicava meu tempo para "brincar" no photoshop. A faculdade era mais teórica e não tinha muita noção de programas de edição. 

VC4 - Como você começou a trabalhar nessa área?
Fabio - Com o aprendizado que adquiria, fui evoluindo e comecei a colocar alguns trabalhos no blog. Consegui meu primeiro estágio em uma pequena agência de publicidade em Sorocaba. Quando terminei o estágio, recebi algumas propostas de emprego. Trabalhei com uma professora da universidade em uma empresa fabricante de cadernos. Em seguida fui para outra agência de propaganda também de Sorocaba, lá permaneci por três anos. Nesse tempo eu continuava com as criações nas horas vagas, pois queria aprender mais ferramentas e tentar evoluir. 

VC4 - E como você recebeu a proposta para trabalhar no UAE?
Fabio - Comecei a postar meus trabalhos e projetos pessoais no Behance e fui ganhando visibilidade. Recebi propostas de freelancer, até que recebi o convite para trabalhar em Abu Dhabi. Aceitei e me mudei em agosto de 2013 para os Emirados, onde estou até agora trabalhando na Impact BBDO de Abu Dhabi

Vc4- Você fez uma mudança enorme. Está gostando do estilo de vida?
Fabio - No começo foi meio assustador, as três primeiras semanas foram muito difíceis. O calor, a comida, a cultura diferente...  E a saudade do Brasil, da família e dos amigos. Hoje estou acostumado e a experiência tem sido incrível. Aqui, 90% das pessoas são estrangeiras. Em qualquer fila, restaurante e rua você encontra pessoas diferentes. Isso torna o dialeto um pouco complicado, é uma mistura de línguas que eu nunca vi igual.

VC4 - Você já tinha saído do Brasil antes?
Fabio - Sim, mas nunca tinha saído da América do Sul. Fiz um mochilão em fevereiro de 2013, fui para a Bolívia, Peru e Chile durante um mês. No ano anterior havia ido à Argentina. É como se o mochilão tivesse sido uma preparação para o que estava por vir, já que recebi a proposta três meses depois de voltar dele.

VC4 - Como era a sua vida antes de ir para a área de PP?
Fabio - Trabalhava em estoque, almoxarifado, tinha minha rotina de casa, do trabalho, saia com os amigos, levava uma vida normal. Me descobri profissionalmente como designer trabalhando em publicidade. 

VC4 - Com qual tipo de arte você costuma trabalhar?
Fabio - Photo manipulação. Muitos acham que é ilustração ou 3D, mas costumo trabalhar apenas com fotografia. Pretendo começar a estudar 3D porque acredito que vai ajudar muito nas minhas criações.

VC4 - E qual recado você deixa para as pessoas?
Fabio - Muita gente me procura querendo dicas para conseguir um emprego no exterior, mas acredito que o foco está na criação de um bom trabalho e na construção de um portfólio legal. Primeiro a pessoa tem que ser boa no que faz, para então receber o reconhecimento. Propostas vão surgir naturalmente. A coragem de mudar de profissão aos 28 anos e se esforçar na nova escolha foi um grande passo. Recomendo as pessoas que não tenham medo de mudanças e que se dediquem àquilo que querem.

Abaixo você pode conferir um pouco desse trabalho:



Nenhum comentário:

Postar um comentário