segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ideias sem planejamento são apenas ideias

Não é de hoje que nós, brasileiros, somos um dos povos mais criativos do mundo; não apenas no mundo publicitário, mas em todas as áreas. Vide a televisão, novelas, programas de humor e isso apenas para ficar na área do entretenimento. O brasileiro tem a criatividade no seu DNA, poderia enumerar aqui uma série de caras como Washington OlivettoRonald GoliasJosé Bonifácio Oliveira SobrinhoSilvio Santos entre outros, mas não é esse o objetivo do post. Por esse fator, de seremos criativos, é que não é incomum termos pelo menos uma “grande ideia” por dia, se focarmos em agência de publicidade, seja digital ou não, ter ideias, grandes ideias, a ideia do ano é o que mais nos cobram, e não é apenas papel da criação ter ideia. Planejamento também tem essa responsabilidade, assim como a mídia, o atendimento, a produção, o pessoal de mídias sociais, enfim, a agência tem que ser criativa como um todo. Há tempos que eu luto para trabalhar ao lado da criação e agora na Tesla  estou lado ao lado com odiretor de criação da agência, o que tem agregado demais no planejamento, as ideias estão saindo com um direcionamento, com um foco e um entendimento de perfil da marca e do consumidor da marca. Isso que é necessário. Como o próprio título do artigo diz, uma ideia sem planejamento é apenas uma ideia, e que se não tiver foco, essa ideia pode ser “linda” para ganhar Cannes, mas não para gerar retorno ao cliente. E qual o objetivo de uma agência senão resolver os problemas do cliente? Já vi excelentes ideias em brainstorms que não estavam no momento do cliente e que nós, planners, tivemos que “vetar” porque entendíamos o momento do cliente e sabíamos que perder um tempo naquela ideia não daria em nada. Seria melhor direcionar a criação em achar problemas na comunicação da empresa, junto conosco, e ai sim chegar a soluções. Algumas ações dessa forma tiveram grandes retornos. O cliente sente a parceria na agência e claro mantém o relacionamento com a equipe. Da mesma forma que já vi excelentes ideias de brainstorms não darem em nada, vi também clientes vetarem as ideias porque elas não estavam bem embasadas ou defendidas. Um bom planejamento tem que ter o objetivo, público-alvo, concorrência, estratégia, tática, mensuração e ROI. Esse esqueleto deixa o cliente mais confiante para que o cliente diga sim a campanha, projeto ou ação. Vale ressaltar que em muitos casos, quem decide por uma marca não conhece nada sobre internet e por não conhecer, fica difícil aprovar uma verba para algo que não conhece. Isso acontece com qualquer pessoa, mas se uma ideia bem planejada e bem embasada, fica mais fácil convencer o anunciante. Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário