sexta-feira, 2 de março de 2012

6 Leis de Sucesso da publicidade para pequenas e médias empresas


Publicidade para pequenas e médias empresas é como arte e ciência. Muitas vezes as pequenas e médias empresas não entendem os fundamentos da publicidade. Independente do tamanho da sua empresa uma compreensão sobre as técnicas de publicidade pode lhe trazer grandes benefícios.
De acordo com as leis de Administração e Marketing uma empresa deve destinar 5% do seu faturamento para investimentos em publicidade. Mas 5% do orçamento de publicidade para pequenas e médias empresas no Brasil só irão fazer efeito se você entender bem as leis da publicidade.


Tempo é dinheiro
 1)      Use somente 1 mensagem: Um anúncio com alta taxa de retorno geralmente transmite uma mensagem única, por exemplo: “Com Air Climber perder peso ficou fácil e divertido!” simples e direto. Sua mensagem precisa ser entendida em 3 segundos ou menos. Se você precisa de uma esponja de aço para lustrar panelas ou fazer sua televisão pegar melhor qual você vai comprar? Bombril com 1001 utilidades. Bombril virou um fenômeno de vendas porque sua mensagem era de fácil compreensão e ia direto ao ponto. Enquanto as outras ajudavam na limpeza Bombril fazia muito mais.

Credibilidade é tudo
2)      Adicionar Credibilidade: Tornou-se da natureza humana desconfiar da publicidade, por isso ela deve ser real e crível. Roy H. Williams, autor do best-seller “Fórmulas Secretas do Mago da Publicidade”, diz, “Qualquer alegação feita em seu anúncio que seu consumidor não perceba como verdade é uma horrível forma de gastar dinheiro com propaganda.” Algumas empresas acrescentam credibilidade associando seus produtos a universidades, atletas, médicos etc. A Colgate abusa desta fórmula sempre mostrando um dentista indicando seus produtos. A marca nº1 em recomendação dos dentistas.

Ache falhas
3)      Teste tudo: Grandes empresas tem mais margem de erro para desperdiçar capital e recursos sem testes de publicidade. As pequenas e médias não podem se dar a este luxo. Use cupons, códigos e promoções para medir o conhecimento sobre a chamada, tempo e localização de seus anúncios. Teste um item de cada vez. O teste pode ser uma simples pergunta a seus clientes ou consumidores por várias semanas seguidas de como onde eles ouviram falar sobre seu negócio.

Seja visto
4)      Facilite o contato: Todo bloco de anotação, caixa, e-mail e todo o material de escritório da empresa deve ter todas as informações necessárias para se entrar em contato, incluindo e-mail, endereço, telefone, endereço e web site. Parece óbvio mas é esquecido pela maioria das pequenas e médias empresas. Todas as empresas bem sucedidas levam em suas embalagens informações de contato e o nome e slogan da empresa. Esteja em todos os lugares!

Público alvo
5)      Combine o público alvo com o anúncio: Publicidade bem sucedida fala com um único público. Se você fabrica produtos de limpeza em um anúncio em uma publicação médica fale dos benefícios que a limpeza pode trazer, se anunciar em uma revista feminina mostre como seu produto auxilia na qualidade de vida das donas de casa. Mantenha o foco da mensagem direcionado ao público específico.

Crie interesse
6)      Estimule a Curiosidade: Publicidade bem sucedida não vende um produto ou serviço. Eles vendem curiosidade. Mostre os benefícios do seu produto e procure estimular o interesse dele por mais informação.
Quando acontecer de você ter uma resposta pobre a seus anúncios na maioria das vezes não é culpa da mídia. Muitas vezes o problema é a mensagem. Deixar estas tarefas nas mãos de pessoas não especializadas ou empresas de publicidade que fazem do seu diferencial o preço baixo é uma ótima forma de jogar dinheiro fora. Procure uma empresa com profissionais experientes e com bom portfólio. Além disso, é preciso planejar e testar constantemente o impacto dos seus anúncios sobre os seus negócios. Feita corretamente, a publicidade para pequenas e médias empresa pode ser uma estratégia vencedora.

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