Publicidade para pequenas e médias empresas é como
arte e ciência. Muitas vezes as pequenas e médias empresas não entendem os fundamentos da publicidade. Independente do tamanho da sua empresa
uma compreensão sobre as técnicas de publicidade pode lhe trazer grandes
benefícios.
De acordo com as leis de
Administração e Marketing uma empresa deve destinar 5% do seu faturamento para
investimentos em publicidade. Mas 5% do orçamento de publicidade para pequenas e
médias empresas no Brasil só irão fazer efeito se você entender bem
as leis da publicidade.
Tempo é dinheiro
1)
Use somente 1 mensagem: Um anúncio com alta taxa de retorno geralmente
transmite uma mensagem única, por exemplo: “Com Air Climber perder
peso ficou fácil e divertido!” simples e direto. Sua mensagem precisa ser
entendida em 3 segundos ou menos. Se você precisa de uma esponja de aço para lustrar
panelas ou fazer sua televisão pegar melhor qual você vai comprar? Bombril com
1001 utilidades. Bombril virou um fenômeno de vendas porque sua mensagem era de
fácil compreensão e ia direto ao ponto. Enquanto as outras ajudavam na limpeza
Bombril fazia muito mais.
Credibilidade é tudo
2)
Adicionar Credibilidade:
Tornou-se da natureza humana desconfiar da publicidade, por
isso ela deve ser real e crível. Roy H. Williams, autor do best-seller “Fórmulas
Secretas do Mago da Publicidade”, diz, “Qualquer alegação feita em
seu anúncio que seu consumidor não perceba como verdade é uma horrível forma de
gastar dinheiro com propaganda.” Algumas empresas acrescentam credibilidade
associando seus produtos a universidades, atletas, médicos etc. A Colgate abusa
desta fórmula sempre mostrando um dentista indicando seus produtos. A marca nº1
em recomendação dos dentistas.
Ache falhas
3)
Teste tudo: Grandes empresas tem mais margem de erro para
desperdiçar capital e recursos sem testes de publicidade. As pequenas e médias
não podem se dar a este luxo. Use cupons, códigos e promoções para medir
o conhecimento sobre a chamada, tempo e localização de seus anúncios. Teste um
item de cada vez. O
teste pode ser uma simples pergunta a seus clientes ou consumidores por várias
semanas seguidas de como onde eles ouviram falar sobre seu negócio.
Seja visto
4)
Facilite o contato: Todo bloco de anotação, caixa, e-mail e todo o
material de escritório da empresa deve ter todas as informações necessárias
para se entrar em contato, incluindo e-mail, endereço, telefone, endereço e web
site. Parece óbvio mas é esquecido pela maioria das pequenas e médias empresas.
Todas as empresas bem sucedidas levam em suas embalagens informações de contato
e o nome e slogan da empresa. Esteja em todos os lugares!
Público alvo
5)
Combine o público alvo com o anúncio: Publicidade bem sucedida fala com um
único público. Se você fabrica produtos de limpeza em um anúncio em uma
publicação médica fale dos benefícios que a limpeza pode trazer, se anunciar em
uma revista feminina mostre como seu produto auxilia na qualidade de vida das
donas de casa. Mantenha o foco da mensagem direcionado ao público específico.
Crie interesse
6)
Estimule a Curiosidade: Publicidade bem sucedida não vende um produto ou
serviço. Eles vendem curiosidade. Mostre os benefícios do seu produto e procure
estimular o interesse dele por mais informação.
Quando acontecer de você ter uma resposta pobre a
seus anúncios na maioria das vezes não é culpa da mídia.
Muitas vezes o problema é a mensagem. Deixar estas tarefas nas mãos de pessoas não
especializadas ou empresas de publicidade que fazem do seu diferencial o preço
baixo é
uma ótima forma de jogar dinheiro fora. Procure uma empresa com profissionais
experientes e com bom portfólio. Além disso, é preciso planejar e testar
constantemente o impacto dos seus anúncios sobre os seus negócios. Feita corretamente, a publicidade para pequenas e médias empresa pode ser uma
estratégia vencedora.
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