quarta-feira, 24 de junho de 2015

VC4 Entrevista - Ana Maria Nubié

No VC4 Entrevista de hoje, nós conversamos com a Ana Maria Nubié que é formada em Administração de Empresas e uma das fundadoras da indústria de marketing digital no Brasil. No site Meio e Mensagem, ela é colunista convidada e escreve para a seção Ponto de Vista.



VC4 – Você é formada em administração de empresas e iniciou seus estudas na área de direito. Me conte um pouco mais sobre sua formação.
Ana – Sou formada em Administração de Empresas pela FGV SP e, simultaneamente, estudei dois anos de direito na USP. Sempre quis ser uma executiva desde muito jovem e minha primeira opção foi a FGV. Entrei na USP em direito, pois considerava uma carreira alternativa, caso eu não gostasse ou não visse futuro na administração. Como isso não aconteceu, não dei continuidade à carreira no direito.

VC4 – Após concluir sua graduação você iniciou uma pós-graduação. Foram longos anos em sala. Você diria que é uma pessoa que adora o ambiente de sala de aula?
Ana – Eu fiz minha pós-graduação em administração na FGV, dois anos após terminar minha faculdade. O motivo original para iniciar a minha pós-graduação foi porque eu queria mudar de emprego e achava que voltar à universidade reativaria minha network e me daria novas oportunidades. Isso efetivamente aconteceu e consegui um novo emprego.

VC4 – Toda carreira tem um início. Como foi o seu primeiro emprego?
Ana – Comecei a me envolver com publicidade em 1991 na Casa do Pão de Queijo na área de Marketing. Essa foi a oportunidade que consegui na pós-graduação da FGV. Nessa época me tornei gerente de Franchising. Mas meu primeiro estágio foi num banco europeu, ainda na faculdade, em 1988. Eu trabalhava na área financeira do departamento de Leasing.

VC4 – Você foi uma das fundadoras da indústria de marketing digital no Brasil. Mas como se iniciou sua relação com o marketing digital?
Ana – Em 1991 fui trabalhar em uma empresa chamada Midialog, pertencente a um grupo de agências de propaganda chamado Propeg. Essa era uma das primeiras empresas de multimídia do Brasil e cheguei a ela através da indicação do meu nome, feita por uma antiga colega de trabalho, ao presidente e sócio da empresa. Nessa empresa fui contratada como diretora de atendimento e depois de cinco anos me tornei sócia. Em 2002, a empresa passou a se chamar AgênciaClick.

VC4 – E sobre o curso que você fez na Hyper Island, como foi estudar em uma das mais renomadas instituições de mídias digitais do mundo?
Ana – Conheci o curso por indicação de amigos e através do Meio e Mensagem. O curso que fiz foi a Master Class Brasil no ano passado. Hoje pertenço ao Advisory Board do Hyper Island Brasil.
 
VC4 – Como surgiu a oportunidade de escrever no site Meio e Mensagem?
Ana – Fui convidada para ser colunista pelos editores do jornal, por conta da minha experiência no mercado publicitário, particularmente em relação ao universo digital.

VC4 – No site Meio e Mensagem você tem uma coluna na seção Ponto de Vista. Nos seus textos, muito se fala sobre a falta de conhecimento das empresas brasileiras no meio digital. O que você acha que precisa mudar para que essas empresa saibam explorar mais esse meio?
Ana O universo digital é complexo. Envolve a integração de conhecimentos de comunicação, tecnologia, ciência sociais e matemáticas. Os executivos devem ter consciência de que o estudo e o aprendizado são necessidades constantes e não dá para parar de aprender nem achar que já sabe tudo ou que conhece todas as fontes. É preciso estudar, se interessar e estar sempre aberto a novos interlocutores.

VC4 – O que te inspira na realização dos seus projetos?
Ana – Meu propósito é contribuir para o desenvolvimento de negócios no universo da comunicação de forma criativa, inovadora e ética. Esse desafio me motiva.

VC4 – O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Na sua opinião, quais especializações alguém que está iniciando no meio publicitário precisa adquirir?
Ana – Não existem especializações. Sinceramente acho que esse é um conceito ultrapassado.
Acho que os estudantes devem observar o mundo dos negócios e como ele opera e dentro disso como desejam participar do jogo.
A partir daí devem buscar o que estudar, sempre se lembrando que esse estudo se estenderá por toda a sua vida. A evolução é contínua.
Se a alguém aborrece a ideia de estudar um assunto pelo resto da sua vida, essa pessoa deve escolher uma profissão que não envolva aquele tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário