segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Inspiração para criativos - Sebastião Salgado


Hoje o inspiração para criativos vai falar um pouquinho sobre o ilustre fotógrafo brasileiro que concorreu ao Oscar nesse domingo (22).
Sebastião Salgado nasceu no ano de 1944, em Minas Gerais.
Em 1969, devido a ditadura militar, mudou-se com sua esposa para Paris.
Formado em economia, Sebastião fez sua primeira sessão de fotos aos 29 anos, em uma de suas viagens de trabalho para a África. Para tirar essas fotos usou uma câmera Leica de sua esposa.
Começou assim uma carreira de entrega total ao que se tornou sua grande paixão.
Suas fotografias em preto e branco revelam personagens, lugares e acontecimentos que entraram para a história.
Sebastião passou pelas principais agências fotográficas da Europa, entre elas a Magnum Photos, cooperativa instituída por Robert Capa e Henri Cartier-Bresson.
Já publicou pelo menos 10 livros, conquistou prêmios importantes e recebeu honrarias na Europa e na América.
Apesar de sua importância profissional é conhecido por ser um homem muito simples e gentil.

O documentário "O Sal da Terra", que retrata sua vida e obra, concorreu ao Oscar.
O filme dirigido por seu filho Juliano Ribeiro Salgado, e pelo alemão Wim Wenders, foi selecionado entre 134 inscritos. Outros quatro filmes concorreram na mesma categoria.

"Esse filme tem uma mensagem muito forte para passar. Por ele, a gente vê as coisas através dos olhos do Sebastião, consegue arrumar um jeito de ter esperança apesar dos problemas e do pessimismo no mundo. É uma ideia de que é possível fazer um amanhã melhor." - Juliano Salgado

Infelizmente a estatueta ficou com o filme "CitizenFour", de Laura Poitras, o qual relata sobre o vazamento de segredos dos EUA por  Edward Snowden.
Mesmo sem ter levado esse prêmio, "O Sal da Terra" fez história e serve de inspiração para muitos brasileiros que têm verdadeira paixão por sua arte.

Confira o trailer de "O Sal da Terra":


Nenhum comentário:

Postar um comentário