terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

7 dicas para estimular a criatividade

O Fantástico passou neste domingo uma reportagem muito interessante de como estimular sua criatividade.
Uma dica é fazer coisas inusitadas, pegar um caminho diferente do convencional para chegar ao seu destino e até mesmo, fazer atividade que deixe seu cérebro mais relaxado e faça com que a criatividade flua naturalmente.
Quem nunca teve uma ideia durante o banho ou quando estava quase dormindo?
Isso se dá porque estamos em um momento só nosso, onde mesmo inconcientemente continuamos criando associações e despertando a criativade.
Por isso, a VC4 separou sete dicas para relaxar e estimular sua criatividade.



1 – Visite lugares diferentes.
Para criar, repertório é imprencindível. Então visite lugares onde você nunca esteve, conheça culturas diferentes, o mundo está cheio de coisa boa para se absorver.

2 – Plante uma árvore
Plante uma árvore, ou uma flor, um faça uma horta! Liberte sua mente para uma atividade relaxante e que traga boas sensações. Sair um pouco da pressão e fazer uma atividade diferente como essa, pode estimular ainda mais a sua criatividade.

3 – Novos caminhos
Você passa sempre pelo mesmo lugar quando está indo ao trabalho? Acorde alguns minutinhos mais cedo e opte por um caminho alternativo. Sair um pouco da rotina e do “piloto altomático” pode melhorar ainda mais suas percepções.

4 – Converse com quem você nunca falou
Sabe aquela pessoa que você vê todo dia no restaurante? Ou está sempre no mesmo ponto de ônibus que você?
Que tal dar um sorriso e iniciar a conversa? Conversar com pessoas diferentes e sobre diversos assuntos vai aumentar seu conhecimento e pode ser uma porta de entrada para grandes ideias.

5 – Observe
Observação é fundamental. Parando para observar e dando um tempo para o mundo, você vai perceber como muitas coisas ou pessoas funcionam. Que tal tirar um dia, sentar em uma praça e observar o comportamento das pessoas? Com certeza, você vai aprender muita coisa apenas olhando alguns episódios cotidianos de um jeitinho diferente.

6 – Liberte-se de preconceitos
Todo mundo sabe que preconceito não está com nada e que o importante é ser feliz e viver a vida da melhor maneira possível. Então, liberte-se de paradigmas e vá viver novas experiências.
Você pode até não gostar de sertanejo, axé e novelas, mas se o seu público gosta, deixa o preconceito de lado e veja como isto pode te ajudar.

7 – Tenha atitude
Só tendo atitude e se jogando a novas experiências que você pode quebrar todas as barreiras que bloqueiam a criatividade. Tirar aquele projeto velho do papel e ver se ele funciona ou não, se arriscar em um novo emprego, paquerar aquela pessoa que você olha a tempos. Bons resultados são ótimos, mas as “quebradas de cara” são fundamentais para o sucesso.

Podemos concluir que: experiências, observação e mente aberta, fazem de profissionais comuns, profissionais criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário