quarta-feira, 14 de março de 2012

Adidas, Avon e Levi’s são algumas das marcas de moda mais lembradas

Adidas, Nike, Avon, DeMillus, Lojas Marisa, Levi’s, Louis Vuitton, Victor Hugo, Teka, C&A e Hering são as marcas de moda mais lembradas pelos internautas brasileiros em oito categorias diferentes. É o que aponta um estudo nacional realizado pelo Instituto QualiBest em janeiro deste ano. O ranking tem como base a opinião espontânea de 2.163 consumidores cadastrados no Painel QualiBest, incluindo homens e mulheres das cinco regiões do Brasil, com idades de 18 anos ou mais, das classes A, B e C.  

A Lojas Marisa foi a mais lembrada em Moda Feminina, com 15%. O destaque foi a quantidade de citações da marca por homens (20%), o dobro das menções feitas pelas mulheres. Na categoria Jeans, a Levi’s foi a vencedora, com 11% das respostas. Em seguida aparece a Sawary Jeans (9%), marca que tem a apresentadora Sabrina Sato como garota propaganda. Se fossem levados em conta apenas os votos da classe C para a mesma categoria, a Sawary seria a vencedora.

A DeMillus garantiu o primeiro lugar em Lingerie/Moda Íntima, com 17% de lembrança, e forte presença na classe C, enquanto a Avon foi a marca de Maquiagem mais lembrada, com 25% das citações. Adidas e Nike registraram um empate técnico e ficaram no topo do ranking de Artigos Esportivos, com 32% e 30% das menções, nesta ordem.

Louis Vuitton (10%) e Victor Hugo (9%) também tiveram um empate técnico, na categoria Bolsas, assim como C&A (6%) e Hering (5%), que garantiram a liderança em Roupa para Adolescente. A Teka fecha a lista e é a vencedora em Artigos de Cama, Mesa e Banho, com 29% dos votos.
 
O levantamento indica ainda os canais de preferência dos consumidores na hora de adquirir produtos de moda. Mais da metade (53%) dos entrevistados já compraram alguma peça de vestuário pela internet e 19% têm o costume de obter roupas para uso pessoal em lojas virtuais ou sites de compras coletivas.

A grande maioria dos pesquisados (90%) disse buscar algum tipo de informação sobre moda, inclusive os consumidores do sexo masculino (84%). A principal fonte sobre o tema é a internet (79%), sendo que, do total, 59% buscam novidades em sites de lojas. Já a TV é o meio utilizado por 61% dos entrevistados para se informarem e 60% optam por observar vitrines das lojas. Revistas impressas e catálogos ou folhetos de lojas foram apontados por 48% e 47%, respectivamente. 

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Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing | 13/03/2012

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