quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Heineken: uma aula de brand experience




Se você é profissional  de marketing, propaganda e afins (ou simplesmente um apreciador de cerveja) e pretende viajar para Amsterdam, na Holanda, você tem uma atração obrigatória: oHeineken Experience.
Criado especialmente para fãs da marca, a Heineken transformou o prédio de sua primeira cervejaria em um museu com um sensacional espetáculo interativo. Desde a compra dos ingressos, na entrada, até à degustação da cerveja ao fim, passando por todo o percurso, a visita é fascinante e mostra como uma pequena empresa familiar tornou-se um sucesso mundial. O segredo, além da qualidade do produto que entrega, está mais do que óbvio: a Heineken há mais de 100 anos sabe encantar o seu consumidor.
Mesclando fotografias antigas e o maquinário de sua primeira linha de produção com elementos tecnológicos, o Heineken Experience consegue fazer com que as pessoas não vejam a marca Heineken como uma simples cerveja, mas, como o próprio nome diz, a realização de uma experiência. Uma celebração. 
Interatividade é uma das palavras-chave para este fim. No Heineken Experience é possível personalizar garrafas de cerveja, camisas e copos, gravar vídeo-clipes com seus amigos, se tornar rótulo de uma cerveja, simular fotos com ídolos do futebol dos campeonatos patrocinados pela Heineken, além, é claro, de aprender como degustar uma cerveja (que pode ser consumida por até 3 vezes dentro da atração). Para ampliar a experiência com a marca, um cinema 4D faz com que o consumidor se sinta parte do processo de fabricação.
Ao fim do passeio, os visitantes chegam a uma loja da Heineken com centenas de produtos com a marca da cervejaria. Após horas de encantamento e sedução, não é difícil de imaginar que a grande maioria sai de sacola cheia e que, provavelmente, ser tornarão fiéis consumidores de Heineken.
Então, fica a dica: se você for a Amsterdã, não deixe de conhecer o Heineken Experience e aprenda que a construção de uma marca e a fidelização de seus consumidores vai muito além de um produto bem-feito. O sucesso da centenária Heineken está aí de prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário