O consumidor
está mais exigente e a busca agora não se dá apenas por preço ou marca, mas
sim, por qualidade no atendimento, rapidez na resolução dos problemas e
respostas para suas dúvidas.
Muitas vezes, um pós-venda de qualidade é
resultado de uma pré-venda, onde o cliente lembrará a sensação e atenção que
recebeu do estabelecimento e voltará ao local, para que obtenha o mesmo
tratamento.
É
investido muito mais tentando absorver um novo cliente, do que fidelizando.
Isso pode ser feito de forma simples, sem grandes esforços financeiros, mas que
terá um grande apelo na hora do cliente tomar a sua próxima decisão de compra.
Para
que um pós-venda saiba em que rumo deve caminhar, é preciso realizar uma
pesquisa para conhecer o cliente, saber se ele está satisfeito com o
produto/serviço ofertado e quais suas aspirações. A pesquisa de satisfação pode
também apontar possíveis falhas no funcionamento do negócio.
Conhecendo
o cliente, é possível planejar um pós-venda que seja assertivo e vá direto aos anseios
do consumidor, fortalecendo a imagem da marca e criando uma relação além da
compra e venda, mas sim, uma parceria entre a marca e o seu público-alvo.
Para o cliente, é muito mais fácil adquirir um
produto com a marca que ele já possui um relacionamento, do que ir atrás
daquele que comprou há tempos, mas que não manteve contato.
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