quarta-feira, 4 de abril de 2012

Propaganda, a aura do negócio


Há Pouco tempo, dizia-se que a propaganda é a “alma do negócio”. Permito-me um trocadilho foneticamente sugestivo e afirmo que a propaganda é a “aura do negócio”.
É ela, a boa e velha comunicação quem dá ao produto o valor subjetivo que encanta o freguês. A propaganda fala aos olhos e, quando de boa qualidade, entra na cabeça e estimula os sentidos com sensações inquietantes, convidativas ao consumo.
Por isso, a importância de se ter como parceira uma agência de comunicação que tenha no seu staff profissionais que, além dos superpoderes inerentes à casta publicitária, sensibilidade para entender o problema do cliente a fundo, diagnosticar necessidades e transformar isso tudo em ações estratégicas eficazes que deem à sua marca uma imagem positiva, sedutora que instigue o cidadão a uma visita até a loja.
A comunicação publicitária, além de falar dos atributos racionais de produtos e serviços tem por obrigação prosear em um nível mais profundo, quase filosófico, lá no âmago da criatura. Assim, diferentemente do desespero do varejo que tem que se manter aceso diariamente, quando há um conceito bem definido, polido, existe um entendimento (como sugere Al Ries) que se encaixa na cabeça das pessoas de que aquilo é interessante. E o melhor, isso vira uma verdade absoluta, uma crença de que aquele produto ou serviço possui características, qualidades que são a salvação da lavoura. Quero dizer com isso, que é possível fazer um varejo apreciável, bonito, sem aquelas locuções semitonadas e um festival de inserts despropositais de canto a canto do vídeo.
Uma boa agência de comunicação é como se fosse o departamento de marketing do cliente. Age proativamente, além da confecção de anúncios e da oferta de planilha de mídia. Uma agência de propaganda atenta deve conhecer o trade, as características do negócio do cliente, o seu segmento, números, para poder oferecer ações relevantes que falem com o mercado de forma assertiva, propagando com inteligência os predicados de cada produto ou serviço de maneira a levar até o respeitável público aquela aura citada do começo do texto, viva, brilhante, encantadora.  

Luiz Alberto MACHADO
Diretor de Criação da VC4 Comunicação

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