quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Marketing – comportamento do consumidor

comportamento consumidor


O comportamento do consumidor pode ser influenciado por vários fatores, tais como por exemplo:
Fatores culturais: cultura, subcultura e classe social.
Fatores sociais: grupos de referência, família e papéis e posições sociais.
Fatores pessoais: idade e estágio do ciclo de vida, ocupação, condições econômicas, estilo de vida, personalidade e auto conceito.
Fatores psicológicos: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.

Para Maslow, o comportamento do consumidor é motivado por necessidades, a que ele deu o nome de necessidades fundamentais.
Necessidades fisiológicas: respirar, comer, beber, dormir, etc.
Necessidades de segurança: familiar, emprego, saúde, propriedade, etc.
Necessidades de relacionamento: amizade, familiar, amoroso, etc.
Necessidades de estima: auto-estima, confiança, conquista, respeito, etc.
Necessidades de realização pessoal: moralidade, criatividade, espontaneidade, etc.

Fonte: January 31, 2012 in Artigos Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário