quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As 5 tendências do marketing B2B




A Executive Decisions Communication (EDC), agência de comunicação, marketing e eventos especializada no mercado das tecnologias da informação, identificou as cinco principais tendências do marketing B2B e disponibilizou-as num pequeno manual.

Os compradores exigem-lhe conteúdos: faça-lhes a vontade
Esta é a primeira tendência identificada pela agência. Segundo a EDC, "o mercado do B2B está continuamente à procura de informação útil e relevante para usar no seu negócio como justificação para as suas decisões", tornando-se importante que a empresa transmita a informação certa, pelos canais certos.


O mercado exige uma experiência multimédia: mostre proatividade

Hoje em dia, só um whitepaper não chega. Ouvir, ver e ler são três conceitos-chave que a EDC destaca neste seu manual e que têm de ser tidos em conta num mundo cada vez mais multimédia. "É importante reutilizar a informação e apresentá-la de diversas formas, como um videocast ou podcast", sublinha a agência. 


Os media sociais estão na berra: dê-lhes atenção

No mundo do marketing ainda existem muitas reticências relativamente ao uso dos social media, apesar de já estar provado que se conseguem bons resultados tirando partido destes meios. Aconselhando um "investimento muito bem medido", porque afinal "o botão 'block' está apenas a alguns cliques de distância do botão 'like', a EDC refere que este tipo de media devem ser utilizado como complemento aos outros canais de marketing. "Não caia na tentação, para já, de trocar tudo o resto pelos media sociais", conclui. 


Existem aí novos canais de marketing: explore-os

Técnicas de otimização de motores de busca, dos resultados de busca pagos e repositórios de catálogos e contactos são alguns dos novos canais que podem ajudar a chegar com mais enfâse aos "alvos", refere a EDC. Destaque para os eventos online, um espaço que tem vindo a ganhar terreno neste segmento. 


A opinião do jornalista conta: comunique com ele

Aparecer nos meios de comunicação social tem um peso muito grande no brand awareness das empresas, por isso, uma comunicação eficaz e frequente com os jornalistas é a última tendência identificada pela EDC. "Faça chegar a sua opinião ao mercado e comunique corretamente e com frequência com os jornalistas através de comunicados de imprensa, media alerts, casos em estudo e artigos de opinião, entre outros", conclui a agência relembrando que "tal é conseguido através de uma estratégia de comunicação que englobe o fornecimento de informações precisas e que tragam também mais-valia para as publicações, cumprindo sempre com os prazos de entrega".

Fonte: Revista Briefing

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