quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

5 dicas para um bom texto publicitário



1. Clareza

O objetivo número um de todo redator (publicitário ou não) é se fazer entender. É óbvio: se o seu leitor não compreender o que você escreveu, ele não vai fazer nada do que você quer. Aí você desperdiçou o dinheiro do cliente, seu tempo e o tempo do leitor.
Portanto, faça esse favor pra você mesmo: seja claro! Se você não souber se expressar por intermédio da nossa tão amada/odiada língua portuguesa escrita, talvez a melhor coisa a fazer seja mesmo vender côcos na praia.

2. Concisão

Repare que ninguém disse que o texto publicitário precisa ser curto. Não! O que ele precisa, na verdade, é ser conciso, ou – numa definição inventada por esse humilde escriba – seu texto precisa falar muito usando poucas palavras. Tipo esse parágrafo.

3. Interessante

Desculpe dizer assim, mas a verdade é que a forma nunca vai superar o conteúdo. Tanto que um tal de David Ogilvy costumava dizer que o importante não é como você fala, mas o que você fala.
Antes de começar a escrever seu anúncio, tenha uma ideia sobre o quê escrever nele. Tá certo que a linguagem publicitária é conhecida como o lero-lero do mundo corporativo, mas pense por esse lado: se eles quisessem apenas preencher o layout com um texto, não teriam contratado um redator tão interessado no assunto quanto você.

4. Proximidade

Você não cresceu com o leitor do seu anúncio, suas mães não frequentaram a mesma igreja, nem tampouco suas esposas ouviam back street boys juntas na adolescência. Mas se alguma dessas coisas houvesse acontecido ele ia confiar mais no que você está dizendo.
Proximidade é a palavra-chave. Quanto mais seu leitor achar que é seu amigo de infância, mais ele estará inclinado a comprar o produto que você está vendendo. Quem nunca comprou um herbalife da vida de um amigo de longa data?

5. Persuasão

Poucos assuntos são tão subjetivos quanto o da persuasão. E talvez por isso mesmo eu me interesse tanto por ele. Ainda pretendo escrever aqui sobre “Como escrever um texto persuasivo”, ou ainda mais a fundo “Como ser persuasivo”. Mas, para não ficar só enrolando, fechou aqui o post apresentando as seis características que, num pequeno consenso, os pesquisadores da área acreditam ser imprescindíveis a quem pretende influenciar alguém.
São elas: reciprocidade, consistência, autoridade, validação social, escassez e atração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário