O Dia das Mães é a
segunda data mais importante para o tradicional comércio varejista e também o é
para o e-commerce. Em 2011, a data faturou R$ 760 milhões, aumento de 21% em
relação a 2010, quando faturou R$ 625 milhões, segundo dados do Webshoppers. As
vendas tradicionais, no mesmo período, cresceram 12% conforme a Serasa
Experian. Em abril do ano passado, 47 milhões de usuários únicos no
Brasil acessaram a internet, número que é superior à população da
Argentina, de acordo com informações da comScore.As categorias mais populares são os celulares e outros
produtos eletroportáteis. Mas, para o Dia das Mães, categorias como sapatos e
roupas (moda) e saúde e beleza são as que mais se destacam. “O segmento de moda
já está em quarto lugar na preferência do usuário e faturou R$ 9 bilhões no ano
passado”, destaca a diretora de negócios para o varejo da Google no Brasil,
Claudia Sciama. “Nos últimos 12 meses, o volume de buscas por roupas e
acessórios aumentou 70%, atrás apenas da indústria de móveis”, afirma Claudia.
Segundo a executiva, outra categoria que cresceu nas buscas foi a de beleza
(saúde e bem estar), com 59% de expansão. Às vésperas do Dia das Mães, diz Claudia, os anunciantes
aumentaram os investimentos em 87% nos banners e nas buscas. “O usuário que busca
um item para presentear a mãe está mais disposto a clicar no banner e comprar.
A conversão é praticamente garantida”, afirma a executiva. O Google tem uma
ferramenta, o remarketing, que identifica o usuário quando faz a busca num
determinado site e é capaz de oferecer a esse usuário uma oferta específica.
“Se o usuário comprar uma TV, o site pode mostrar um banner de um aparelho
Blu-ray”, exemplifica. Além da expansão da busca (search), Claudia aponta o aumento do uso de
vídeos para alavancar o Dia das Mães, inclusive com o uso de campanhas da TV
retransmitidas via YouTube na internet. As grandes redes varejistas têm feito
uso desse artifício para estender os anúncios da TV na web. Claudia apenas
recorda que os grandes players varejistas já não aceitam encomendas para o Dia
das Mães pela inviabilidade da entrega. Durante esta sexta e sábado, os sites
que aceitam encomendas de última hora são os que fazem entregas de flores e
outros itens associados. Para esses players, a loja fecha apenas à meia-noite deste
sábado.
Fonte: Meio&Mensagem
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