quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

As previsões para o marketing em 2012 segundo 34 líderes da área


Alguns pontos de destaque:
  • as áreas de marketing e comunicação deverão alinhar suas estratégias para responder aos consumidores em real time, afirma o estrategista David Meerman Scott;
  • 2012 pode ser o ano em que lideranças digitais transcenderão a privacidade. Redes sociais vencedoras serão aquelas que conquistarem a confiança dos usuários nos âmbitos pessoal e profissional (Erik Qualman, autor do livro “Socialnomics”);
  • o aumento de smartphones e games na cultura urbana fará as empresas repensarem como utilizam essas plataformas em suas ações de marketing. Muitas empresas terão de readequar seus sites para receber esse público (Matthew T. Grant, da MarketingProfs.);
  • grandes marcas focarão seus esforços no retorno sobre o investimento (ROI). Empresas exigirão de seus profissionais de marketing e agências ferramentas de mensuração mais precisas (Ekaterina Walter, da Intel);
  • a grande tendência de 2012 será a convergência das áreas de marketing com a Tecnologia da Informação (TI). Essas duas ainda estão aprendendo uma com a outra (Pamela Johnston, da The Lahey Clinic);
  • 2012 será o ano em que as mídias sociais se integrarão definitivamente às formas de comunicação e marketing tradicionais, como as relações públicas, a propaganda convencional e o CRM (Steve Rubel, da Edelman);
  • as compras por recomendação nas redes sociais continuarão em alta. Cada vez mais os usuários darão importância para o que seus contatos comentam sobre marcas e produtos no Facebook, no Twitter e nos sites de reclamação (Stacy Debroff, da Mom Central Consulting).

Nenhum comentário:

Postar um comentário