“A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói
fábricas”. Bill Bernbach.
“Se eu tivesse um único
dólar, investiria em propaganda”. Henry Ford
O
primeiro é um mito da publicidade mundial e o segundo um dos maiores nomes
(senão o maior) da indústria automobilística. E não é que eles têm razão em
colocar a publicidade como um grande fator de crescimento de uma empresa?
Mesmo assim, alguns empresários acham que anunciar é gasto e não
investimento. Quem pensa assim, certamente não tem presença de mercado e
dificilmente vai crescer sem o apoio de uma campanha eficiente, como já
comentei sobre as vantagens de se contratar uma agência .
O case da Assolan ilustra muito bem essa
relação publicidade x crescimento. Quando o Bombril não estava na mídia,
possivelmente achando que seu produto já tinha se transformado em sinônimo de
categoria e nunca sairia da liderança, a Assolan investiu pesado e tomou uma
fatia considerável da concorrente, obrigando a Bombril ressuscitar o seu eterno
garoto-propaganda.
Como o tempo passa e voa, para
uma empresa continuar numa boa é necessário que ela e a agência estejam ligadas
em investir tanto na publicidade tradicional quanto nas redes sociais,
respeitando e se adaptando à característica de cada meio, pois o público está
consumindo várias mídias ao mesmo tempo e está cada vez mais exigente em
relação à qualidade do que se anuncia. Ou seja, não adianta mais fazer
comerciais e ações sem criatividade, porque os mesmos serão criticados pelas
pessoas nas mídias sociais e o investimento pode provocar o efeito contrário. Mas
antes de investir em publicidade, o empresário deve arrumar a casa. Do que
adianta criar uma campanha “duca” se o produto ou serviço não consegue atender
a demanda ou não presta? Quando a empresa tem consciência do valor que vende, a
publicidade só ajuda no crescimento dela. Grandes nomes como Bernbach e Ford,
além de outras marcas líderes de mercado, não podem estar errados.
Por Caio Costa
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